No início de setembro, o Ministério da Saúde lançou de uma campanha que busca vacinar adolescentes contra o HPV (Vírus do Papiloma Humano). O público-alvo da força tarefa são meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. O HPV é um vírus transmitido sexualmente e provoca verrugas e cânceres nas áreas genital e anal. O Ministério da Saúde informa que são necessárias duas doses da vacina para ter proteção completa contra o vírus, com intervalo de seis meses entre elas.
Cerca de 30% dos tumores causados no mundo ocorrem devido ao HPV. Aliás, a vacinação tem um efeito implacável contra o avanço do vírus. Nos Estados Unidos, por exemplo, houve uma redução de 88% das infecções pelo vírus.
De acordo com a Agência Brasil, serão investidos R$ 567 milhões para adquirir as doses de vacinas. A campanha dura até o dia 28 de setembro e terá como tema “Não perca a nova temporada de Vacinação contra o HPV”. Além disso, as escolas receberão um material informativo para que professores orientem a comunidade escolar, alunos e familiares, para debater sobre doenças sexualmente transmissíveis.