INOVANDO O JEITO DE
FAZER SAÚDE

Exercícios físicos diminuem risco de morte por câncer de mama, diz estudo

Segundo um estudo do grupo Nature, publicado na revista Scientific Reports, exercícios físicos diminuem os riscos de morte por câncer de mama. A pesquisa, realizada em conjunto com o Ministério da Saúde, revela que caminhadas de 30 minutos, cinco vezes por semana, evitam o surgimento da doença.

O câncer de mama é causado pelo excesso de hormônios, especialmente o estrogênio. Portanto, o exercício físico auxilia na liberação do estrogênio pelo tecido adiposo e aumenta a quantidade de substâncias anti-inflamatórias. Ou seja, exercícios modificam a função endócrina e melhoram a imunição do corpo. Além de evitar a doença, exercícios melhoram as chances de recuperação das pacientes mesmo durante o tratamento.

Outros fatores associados ao surgimento de câncer de mama são: consumo de álcool, dieta rica em açúcar e sedentarismo. Portanto, a doença está diretamente ligada ao estilo de vida. Os estados com maior taxa de câncer de mama são: Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. Isso porque são locais com cidades grandes, incentivando o sedentarismo.

Compartilhe!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email