A pneumonia é uma das doenças mais fatais do mundo. Por ano no Brasil, ocorrem 70 mil óbitos pela doença, maior responsável por internações e a terceira enfermidade que mais mata. A pneumonia acontece quando a bactéria Streptococcus pneumoniae ou pneumococo atinge o sistema respiratório, corrente sanguínea ou cérebro. A vacina é a melhor maneira de se prevenir contra a doença.
No entanto, há outras vias para evitar a pneumonia. Uma delas é levando a mão regularmante. Além disso, aconselha-se uma nutrição saudável, não compartilhar objetos íntimos e beber água potável. A doença pode se espalhar pela tosse, espirro ou sangue, por isso a importância de manter as mãos limpas.
A pneumonia é classificada em dois tipos: a Doença Pneumocócica Invasiva (DPI), responsável pela meningite, sepse e pneumonia; e a Doença Pneumocócica Não Invasiva, de menor gravidade. Os sintomas do tipo grave envolvem febre, tosse constante, dificuldade para se alimentar, gemidos ao respirar, frequência respiratória alta, dificuldade para comer, apatia e fraqueza física. Caso esses sintomas se apresentem em conjunto, procure um hospital.