Segundo a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2017, organizada pelo Ministério da Saúde, a parcela de brasileiros que praticam exercícios físicos aumentou 24% nos últimos doze anos. Estima-se que 37% da população das capitais brasileiras façam, ao menos, 150 minutos de atividade física por semana, mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A duração é de, aproximadamente, 22 minutos diários.
O estudo aponta que a caminhada é o exercício físico mais comum, praticado por 33,6% da população. Em seguida, aparecem a musculação (17,7%), o futebol (11,7%) e lutas e artes marciais (2,3%). Curiosamente, o futebol, esporte de preferência da maioria dos brasileiros, vem perdendo espaço, uma vez que o total de praticantes da categoria caiu 43,5%.
As capitais que tiveram os melhores índices de praticantes de atividades físicas foram Brasília (49,6%), Palmas (45,9%) e Macapá (45,5%). Já as capitais com os piores números foram São Paulo (29,9%), João Pessoa (34,45) e Recife (35,2%).
Praticar atividades físicas com frequência acarreta em diversos benefícios para a saúde. Benefícios dos exercícios: maior disposição durante o dia; previne o sobrepeso; regula o sono; reduz o colesterol ruim; melhora a vida sexual; desacelera o envelhecimento; fortalece o sistema imunológico; e previne o câncer.
(Fonte: Agência Brasil)