INOVANDO O JEITO DE
FAZER SAÚDE

Campanha de vacinação contra polio e sarampo é prorrogada

Com o objetivo de vacinar as 1,3 milhões de crianças que ainda não foram imunizadas, o Ministério da Saúde anunciou a prorrogação da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e sarampo até o dia 14 de setembro. A meta do governo é vacinar 95% das crianças entre um e cinco anos; o dado atual é de 88%. A campanha desse ano estabelece que todas as crianças dentro da faixa etária citada recebam a dose da vacina, independente da situação da carteira de vacinação.

Até o momento, sete estados do país atingiram a meta dada pelo Ministério da saúde, são eles: Amapá, Santa Catarina, Pernambuco, Rondônia, Espírito Santo, Sergipe e Maranhão. O estado com pior índice é o Rio de Janeiro, seguido por Roraima, Pará, Piauí, Distrito Federal, Acre, Bahia, Rio Grande do Sul, São Paulo, Alagoas, Rio Grande do Norte e Amazonas. A orientação do governo é que estados e municípios façam busca ativa para garantir que a meta seja atingida.

O Brasil enfrenta um risco de surto de sarampo em 2018. Até o dia 28 de agosto, ocorreram 1553 casos confirmados e 6975 em investigação. Esses números justificam-se pelas importações, uma vez que o vírus que circula no país é o mesmo que causou surto na Venezuela em 2017. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos de sarampo atingiram um número recorde na Europa, chegando a 41 mil infectados.

Compartilhe!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email