Uma campanha criada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), no último dia 15 de setembro, buscar incentivar que jovens consultem o urologista. Através da hashtag #VemProUro, a organização alerta os pais de adolescentes sobre a importância de levarem seus filhos nos médicos especialistas. Ir ao urologista desde a juventude pode ajudar a tirar dúvidas sobre sexualidade e evitar doenças.
Ao contrário das meninas, que frequentam o ginecologista desde cedo, os meninos não possuem o hábito de procurarem o urologista, além de não serem orientados por seus pais. Em entrevista a Agência Brasil, o coordenador da campanha, Daniel Zylbersztejn, explica que o pouco cuidado com essa região do corpo na adolescência pode resultar em problemas, como, por exemplo, a infertilidade.
A maioria dos homens só passa a frequentar o urologista regularmente a partir dos 45 anos. Aliás, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), somente 63% dos homens vão ao médico pelo menos uma vez ao ano. Entre as mulheres, esse número chega a 78%. Portanto, o objetivo da campanha da SBU é criar esse hábito entre o público masculino desde a adolescência.