Segundo um estudo do grupo Nature, publicado na revista Scientific Reports, exercícios físicos diminuem os riscos de morte por câncer de mama. A pesquisa, realizada em conjunto com o Ministério da Saúde, revela que caminhadas de 30 minutos, cinco vezes por semana, evitam o surgimento da doença.
O câncer de mama é causado pelo excesso de hormônios, especialmente o estrogênio. Portanto, o exercício físico auxilia na liberação do estrogênio pelo tecido adiposo e aumenta a quantidade de substâncias anti-inflamatórias. Ou seja, exercícios modificam a função endócrina e melhoram a imunição do corpo. Além de evitar a doença, exercícios melhoram as chances de recuperação das pacientes mesmo durante o tratamento.
Outros fatores associados ao surgimento de câncer de mama são: consumo de álcool, dieta rica em açúcar e sedentarismo. Portanto, a doença está diretamente ligada ao estilo de vida. Os estados com maior taxa de câncer de mama são: Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. Isso porque são locais com cidades grandes, incentivando o sedentarismo.