INOVANDO O JEITO DE
FAZER SAÚDE

O que é o Setembro Amarelo?

Desde 2004, o mês de setembro virou um marco para uma causa importantíssima. Conhecido como Setembro Amarelo, a data tem como objetivo alertar a população sobre o suicídio. Segundo um estudo publicado pela Organização Mundial da Saúde, em 2014, a cada 40 segundos, uma pessoa se suicida, no mundo. A gravidade dessa estatística destaca a importância de debater o assunto publicamente.

Outros números da OMS ressaltam ainda mais a epidemia que tornou-se o suicídio, como, por exemplo, o total de 800 mil pessoas mortas devido a isso, por ano. Além disso, dados da organização ainda mostram que cerca de 75% dos casos de suicídio ocorrem em países pobres ou emergentes.

O número de suicídios, no Brasil, é tão preocupante quanto os registrados mundialmente, sendo o oitavo país do mundo em número de casos, com cerca de 12 mil. Os líderes em suicídios são Índia, com média de 260 mil casos; China, com 120 mil; e Estados Unidos, com cerca de 44 mil.

A melhor maneira de combater este mal silencioso é através da conversa, uma vez que, normalmente, quem pensa em suicidar-se apresenta o impulso, antes de realizá-lo. Por isso, fique atento com as atitudes de pessoas de sua convivência. Caso identifique gestos como: falta de ânimo, desesperança, recolhimento e falas que denigrem a si mesmo; oriente a pessoa e convide-a a procurar um especialista.

 

Compartilhe!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email