OMS alerta para os riscos à saúde causados pela manteiga

A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou em seu site oficial um texto com dicas de dieta para 2019. Entre as diretrizes, uma chamou a atenção de especialistas e causou polêmica: o descarte da manteiga nas refeições. Segundo a OMS, óleos de soja, girassol e milho para cozinhar são mais saudáveis do que os derivados de animais, como banha de porco e manteiga.

Produzida com gordura animal, a manteiga pode causar problemas à saúde porque é aterogênica, ou seja, produz ateroscleose, causando o entupimento de artérias, o que resulta em infartos, derrames e problemas no coração. Outro problema é a qualidade desses produtos de origem animal. A banha de porco produzida em fazenda não prejudica a saúde, contudo, a manteiga e banha comercializada em supermercados podem conter compostos químicos perigosos. Portanto, a dica é valorizar produtos orgânicos e vindos da agricultura familiar.

No entanto, alguns médicos publicaram notas discordando da afirmação da OMS. Para esses profissionais, os derivados de animais são mais saudáveis que óleos, uma vez que os óleos possuem ômega 6, podendo causar problemas como inflamações. Além disso, outros estudos apontam que óleos possuem elementos cancerígenos.

Em meio a essas polêmicas, o importante é que cada pessoa consulte seu médico, faça exames e ouça o profissional de saúde para definir qual a dieta adequada de acordo com a situação de cada um.

Compartilhe!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email